A holding Itaúsa registrou um lucro líquido recorrente de 3,64 bilhões de reais no segundo trimestre deste ano, representando um crescimento de 22,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O lucro líquido da holding atribuível aos acionistas controladores foi de 3,76 bilhões de reais, o que significa uma alta de 4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

As despesas administrativas totalizaram 46 milhões de reais, com um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2023. Já as despesas tributárias apresentaram uma queda de 7% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior e ficaram em 106 milhões de reais.

O resultado financeiro foi negativo em 62 milhões de reais no segundo trimestre de 2024, mas melhorou em 98 milhões de reais em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Isso se deveu à redução da dívida bruta em 1,8 bilhão de reais resultante da estratégia de liability management e à queda da taxa de juros.

A movimentação para gestão de passivos foi iniciada no quarto trimestre de 2022, após a companhia atingir um patamar de dívida de 8,4 bilhões de reais em setembro daquele ano.

A execução bem-sucedida desta estratégia permitiu que a Itaúsa reduzisse sua dívida bruta e líquida, aumentasse o prazo médio, eliminasse a amortização de principal até 2028 e reduzisse o serviço da dívida. Além disso, a empresa informou um aumento de 12% no valor de mercado, que agora é de R$ 128 bilhões.