Há pouco mais de um mês a Vivo anunciou uma antecipação da sua meta net zero em cinco anos, de 2040 para 2035. O anúncio é particularmente ambicioso, considerando que 90% das atuais emissões da empresa estão na sua cadeia de valor. Engajar 1.200 fornecedores em uma jornada de descarbonização é um desafio não trivial.

O início dessa jornada começou com um piloto com três empresas, todas em estágio básico em relação à urgência climática, sem inventários de carbono. A partir daí, a Vivo selecionou 125 parceiros mais intensivos em carbono e responsáveis por mais de 80% das emissões da cadeia de suprimentos. Algumas empresas inicialmente não queriam participar, achando que não tinham impacto, que isso seria mais trabalho ou que geraria mais custo. No entanto, após uma ação de engajamento, elas começaram a se interessar. Seis meses após, elas estavam agradecendo pela oportunidade.

A empresa passou a fazer os contatos sempre com a proposta de sensibilizar, engajar e oferecer consultoria. Em apenas dois anos da iniciativa, a Vivo conseguiu dobrar o percentual de empresas atuando pelo clima e já possui 61% delas engajadas.