Todo início de ano, o ciclo se repete: é preciso se organizar para arcar com a pilha de contas do 1º trimestre, como IPVA, IPTU, matrícula escolar e plano de saúde. Para começar 2024 no “azul”, é fundamental estruturar um planejamento financeiro.
Mas a realidade financeira da população é bem diferente da expectativa: 77% das famílias brasileiras estão endividadas. Além disso, o Desenrola, programa federal de renegociação de dívidas, já renegociou mais de R$ 18 bilhões em débitos, demonstrando que a população tem passado ao largo da organização financeira.
A transição de um ano para outro não é fácil, pois muitas pessoas podem cair nas armadilhas do gasto supérfluo. Em épocas de festas, surgem campanhas de marketing e estímulos para o consumo desnecessário, tornando as oportunidades de compras muito tentadoras.
No entanto, é importante que as pessoas estejam atentas e evitem cair em tentações não programadas para não desequilibrar o orçamento. Com uma organização financeira adequada, é possível iniciar o ano de forma bem-sucedida e alcançar novos objetivos traçados.
PARA INICIAR 2024 COM UM Planejamento Financeiro É POSSÍVEL LOGRAR MAIS CONFIANÇA Financeira e alcançar objetivos traçados.