CadÚnico 2025: não é preciso refazer o cadastro
Você utiliza o Cadastro Único (CadÚnico) para acessar programas sociais e provavelmente se pergunta se precisará se recadastrar com as mudanças previstas. Não é necessário!
O CadÚnico é a principal porta de acesso a mais de 40 programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Auxílio Gás. Mais de 90 milhões de pessoas já estão cadastradas nesse sistema, cujo objetivo é garantir que os benefícios cheguem a quem realmente precisa. Manter os dados atualizados é fundamental para isso.
Quando há mudanças no sistema, surge a preocupação de que seja necessário enfrentar tudo de novo. No entanto, as mudanças previstas são internas e apenas afetam a forma como o sistema é gerenciado pelos operadores, não os dados fornecidos pelos cidadãos. Ou seja, se você já está no CadÚnico, não precisa fazer nenhuma nova inscrição.
As mudanças previstas a partir de março de 2025 vão deixar o sistema mais inteligente e seguro. O portal do CadÚnico ficará fora do ar entre os dias 1º e 16 de março de 2025. Além disso, as melhorias pretendem garantir que os benefícios cheguem a quem realmente precisa.
Portanto, não há razão para se preocupar com a necessidade de se recadastrar. As mudanças apenas irão melhorar a forma como o sistema funciona, tornando-o mais eficiente e seguro.