As ações nos EUA caíram e os rendimentos dos títulos dispararam após o Federal Reserve reduzir as taxas em um quarto de ponto, como previsto, mas reverter para baixo sua previsão de cortes em 2025. O S&P 500 registrou o pior dia desde agosto, caindo abaixo do nível de 6.000, e o Nasdaq 100 caiu 3,6%, a maior queda em cinco meses. O rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA de dois anos disparou 10 pontos-base para 4,35%, enquanto a taxa de 10 anos subiu para um nível que não era visto desde maio.
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, destacou que o banco central será mais cauteloso ao considerar ajustes adicionais na taxa de política monetária. Além disso, a política monetária ainda é “significativamente restritiva” e o comitê está “no caminho para continuar cortando”. Powell reiterou que o Federal Reserve está comprometido em alcançar sua meta de inflação de 2%, e que não será satisfeito com a situação atual.
Em consequência, os mercados estão reagindo às declarações do Federal Reserve, projetando menos cortes nas taxas para o próximo ano do que inicialmente esperavam. Os traders agora estão precificando menos de meio ponto de cortes em 2025, o que reflete uma postura mais conservadora da política monetária norte-americana.